Bolsas e Financiamentos
Conheça as opções que o INAPÓS oferece para uma educação superior acessível e realizável. O Prouni e o Fies, por exemplo, são programas de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que têm como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, atendendo às necessidades dos alunos. São programas com critérios bem definidos e que oferecem ótimos recursos para ajudar você a alcançar seus objetivos educacionais sem sobrecarregar suas finanças. Acesse as opções abaixo e descubra como podemos tornar sua jornada educacional uma realidade:
FIES
Fundo de Financiamento
Estudantil
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.
A seleção de estudantes dar-se-á por meio de processo seletivo que será realizado em sistema informatizado próprio, denominado Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação - SESu-MEC.
A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão da inscrição no Sisfies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.
A matrícula do estudante pré-selecionado no processo seletivo do Fies independe de sua participação e aprovação em processo seletivo próprio da IES. é de exclusiva responsabilidade do estudante observar os prazos e procedimentos estabelecidos na Portaria e no Edital SESu, assim como suas eventuais alterações, divulgados nas páginas eletrônicas do Fies e do processo seletivo do Fies, respectivamente no endereço https://acessounico.mec.gov.br/fies. Não sendo garantido pela instituição a vaga do aluno no FIES.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior. O estudante deve ainda comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para concorrer à bolsa integral.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
O processo seletivo do Prouni é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação das bolsas remanescentes. No processo regular pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação. São consideradas bolsas remanescentes aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni.
Em ambos os processos as inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, através da página https://acessounico.mec.gov.br/prouni. A conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação do atendimento dos requisitos exigidos para ser bolsista do Prouni.
PROUNI
Programa
Universidade para Todos
Outras bolsas
O INAPÓS possui convênio com Sindicatos a fim de beneficiar seus alunos com descontos sobre o valor das mensalidades escolares. O Sindicato dos Professores de Minas Gerais - SINPRO oferece bolsas aos dependentes de professores sindicalizados. Acesse o site e saiba mais: http://www.sinprominas.org.br/. O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAE-MG) oferece bolsas aos dependentes de auxiliares de administração escolar sindicalizados. Acesse o site e saiba mais: https://saaesul.org.br/.