SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

De 16 a 21 de setembro de 2019

 

 

ACADÊMICOS DO INAPÓS VISTAM O ASILO Nª Srª AUXILIADORA.

 

SOLIDARIEDADE, ATO DE AMOR UNINDO GERAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR!

 

A Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, tem como propósito promover o tema e mobilizar as pessoas desse seguimento, a desenvolverem projetos sociais à Entidades carentes .

 

Em todos os anos  simultaneamente essas Instituições de todo país, se mobilizam nesse período, para realizar uma mostra das ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

 

Neste ano, o INAPÓS beneficiou uma Instituição de Atenção a Idosos, que é o Asilo Nª Sra. Auxiliadora, dando a oportunidade aos alunos da graduação, de ter contato com pacientes idosos e conhecer não somente as dificuldades, mas como também a satisfação de poder dar à esses pacientes, um atendimento especial e humanizado, através de  seus conhecimentos, orientando  sobre a importância da manutenção da saúde bucal em suas vidas, melhorando assim a qualidade de vida.

 

INTRODUÇÃO

 

O aumento da expectativa de vida é uma tendência mundial e com o avançar da idade, ocorrem sensíveis alterações no estilo de vida dos idosos, tanto pelo processo fisiológico, quanto patológico.

 

Sempre engajado em seu papel social, o INAPÓS desenvolveu nessa semana o Projeto “Envelhecer Sorrindo”.  Este projeto foi desenvolvido com o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora- Obra Unida a Sociedade,  localizado a Rua Cássio Coutinho Carvalho, 15 no Bairro da Medicina, mantido pela Associação São Vicente de Paulo.

Trata-se de uma Instituição Filantrópica de longa permanência, está inserido no Serviço de Proteção Social Especial. Atende quarenta e dois (42) idosos, tem parceria com a promotoria do idoso, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), que encaminham idosos que sofreram violação dos direitos humanos.

OBJETIVO DO PROJETO

O objetivo deste projeto foi de conhecer as condições de saúde bucal dos moradores do Asilo Nossa Senhora Auxiliadora. Os alunos mostraram a importância dos hábitos saudáveis para uma boa higiene bucal, os cuidados preventivos tais como, uma boa escovação que ajuda a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves e a maneira correta de se fazer a profilaxia das próteses.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

No período de 16 a 20 de setembro, os alunos visitaram os pacientes deste Asilo, com o objetivo de conhecer as condições de saúde bucal dessa clientela e de colocar em pratica ações educativas preventivas e curativas. Os alunos dos períodos mais avançados fizeram exames bucais com espátula de madeira e espelho bucal, preencheram fichas de cadastro e encaminharam para a Clínica Escola.

 

Os demais alunos fizeram palestras informativas de cunho proativas sobre a “Orientação de higiene bucal em idosos” também para as cuidadoras. Visitaram todos os moradores do Asilo, mantiveram um contato mais afetivo, em decorrência do público alvo. Os alunos optaram pelo diálogo, conversa informal e gestos carinhosos, diante da visível carência afetiva desses seres humanos admiráveis.

 

Durante a “Semana da Responsabilidade Social”,  os alunos doaram alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para o Asilo Nª Sra. Auxiliadora, onde cada morador ganhou um Kit especial dos alunos denominado Caixinha da Alegria.

 

CONCLUSÃO

 

Com a execução deste Projeto, o INAPÓS realizou o seu papel de agente transformador na qualidade de vida dos idosos, através da colaboração de seus alunos e consequentemente ajudando os idosos na preservação da vontade de viver e envelhecer sorrindo.

Temos a certeza que os resultados alcançados serão satisfatórios com a humanização da atenção odontológica aos idosos, trazendo MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE VIDA , POR MEIO DA REABILITAÇÃO BUCAL.

 

Depoimento da Aluna Larissa Luz

 

“Gratidão!
Gratidão é a palavra que define momentos como esse.
Gratidão por sentir coisas novas e especiais.
Dona Terezinha Lopes, no auge dos seus 90 anos, que sofre de Alzheimer e por algumas horas me fez sentir a pessoa mais grata do mundo
Ela que me fez chorar, me abraçou, fez carinho e mandou até beijinhos. Ela que olhou no fundo dos meus olhos e fez meu peito se encher de amor e carinho.
Que me deu sua mãozinha para que pudesse lhe fazer um carinho, e mesmo com todas as dificuldades da vida. Simplesmente me acolheu com seu jeitinho de braços abertos. Que do nada colocou a mãozinha em meus cabelos e começou a fazer carinho. E sabe oque me admira mais? Sentir que mesmo com a dificuldade de memória que tem, parecia que já me conhecia e que de alguma forma se lembraria de mim.
Ela! Apenas ela
Dona Terezinha que conquistou meu coração e que agora vai fazer parte da minha vida!!!”